quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Paróquia de Resende peregrina a N. S. do Viso

A peregrinação a Nossa Senhora do Viso insere-se na planificação pastoral da paróquia de Resende há alguns anos. É realizada duas vezes por ano: no 1º domingo de Maio e no 3º domingo de Outubro. Lembra assim os dois meses com especial significado mariano e que marcam também o início e o encerramento das peregrinações marianas em Fátima.

Tem como objectivos:
-Fomentar o sentido espiritual da peregrinação;
-Desenvolver e estimular a devoção mariana, assinalando os meses mais significativos;
-Intensificar o sentido da unidade da paróquia;-
-Assinalar o início do ano pastoral, pedindo a protecção de Nossa Senhora (Outubro);
-Celebrar o dia da Mãe e consagrar todas as mães à Mãe do Céu (Maio)...

A peregrinação começa com uma caminhada a partir de dois pontos da paróquia - igreja paroquial / Arco - às 14h (Outubro) ou 15h (Maio) dirigindo-nos para a capela de Nossa Senhora do Viso. Pelo caminho, os canta-se, reza-se, fazem-se meditações, colocam-se intenções, fazem-se espaços de silêncio... A caminhada demora cerca de 1 hora. Chegados à capela de Nossa Senhora do Viso, é celebrada a missa campal com a participação do grupo coral da paróquia, escuteiros, acólitos e outros grupos paroquiais... No fim faz-se a procissão com o andor de Nossa Senhora do Viso (às vezes juntam-se outros andores, conforme as promessas - Nossa Senhora, Santa Quitéria, etc), saindo da capela até ao cruzeiro e regresso à capela. Termina a peregrinação com encomendação dos planos de pastoral à mãe do céu (Outubro) ou com a benção das mães (Maio).

No fim, fica ainda durante algum tempo a música transmitida pelos altifalantes enquanto algumas famílias se juntam nos espaços verdes à volta para partilharem o lanche e confraternizarem mais um pouco.

Costumam participar entre 300 a 500 pessoas. Ontem, domingo, estavam cerca de 400.
A finalidade engloba as três dimensões - religiosa em primeiro lugar, mas também é uma oportunidade de convívio e de encontro (há pessoas da comunidade que só se encontram nestas ocasiões - os do Enxertado e Paredes, com os de Mirão e Loureiro, por exemplo, dada a distância que os separa) e indirectamente também se promovem hábitos saudáveis (a caminhada faz sempre bem e no meio da natureza pura, ainda melhor).

A tradição já é antiga, mas esteve algo esmorecida durante muitos anos. Há cerca de meia dúzia de anos fizemos o restauro da capela e do espaço exterior e fizemos renascer o espírito da peregrinação.

Padre José Augusto, Pároco de Resende, in Blog Paus-Resende

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Encontro, em Fátima, dos Secretariados da Pastoral Juvenil

Os Secretariados diocesanos de Pastoral Juvenil reúnem-se, em Fátima, Casa das Dores, dias 15 e 16 de Outubro para programarem e avaliarem as actividades da Pastoral Juvenil.

Entre os temas que estarão em cima da mesa, destacam-se a preparação de várias actividades a nível nacional (como o Festival Fátima Jovem 2010 e o VIII Festival Nacional Jovem da Canção de Mensagem), bem como a preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude que, no próximo ano, terão lugar em Madrid.

sábado, 9 de outubro de 2010

Movimento da Mensagem de Fátima peregrina ao Santuário da Lapa

O Movimento da Mensagem de Fátima peregrinou, neste 9 de Outubro, ao Santuário de N. S. da Lapa.

A Directora, Maria Isabel Carvalho da Silva Figueiredo, e o Assistente, P. Joaquim Manuel Silvestre, juntamente com as pessoas mais responsáveis do Movimento na nossa Diocese desfizeram-se em esforços para que tudo corresse da melhor maneira. 

Após o acolhimento, deu-se início à meditação sobre o tema "Reparte com alegria como a Jacinta". Os vários textos, ajudaram os presentes a reflectirem sobre vários ensinamentos que se podem retirar da vida e da fé da mais nova dos Pastorinhos de Fátima.

Às 11h00, teve início a Eucaristia, presidida pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese. Na homilia, o Prelado encorajou os presentes a conhecerem cada vez melhor a Mensagem de Fátima e, com coragem, a transmitirem-na aos outros, não só com as palavras, mas, sobretudo, com o testemunho de uma vida cristã coerente.

A seguir à homilia, algumas pessoas foram admitidas como membros do Movimento da Mensagem de Fátima pelo Sr. Bispo, e na presença do Sr. P. Manuel Antunes, Assistente Nacional do Movimento.

Este ano, devido à instabilidade do tempo, a Eucaristia foi celebrada dentro da Igreja do Santuário, que, devido à numerosa presença dos Mensageiros, ficou completamente lotada.
Depois do almoço, teve lugar uma reunião que contou com a participação dos responsáveis paroquiais do Movimento.

A peregrinação terminou com a exposição do Santíssimo Sacramento, recitação do terço e bênção, sob a orientação do Sr. P. Manuel Antunes.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Assembleia Geral do Clero da Diocese de Lamego

No passado dia 5 de Outubro, o presbitério da Diocese de Lamego reuniu-se em Assembleia, presidida pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese, no Seminário Maior, em Lamego, no qual participaram 65 sacerdotes.

O encontro iniciou com a recitação da Hora Intermédia. Como comentário à leitura, o sr. Bispo, citando a Homilia que Bento XVI tinha proferido nas Vésperas com Sacerdotes e Consagrados na Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, no dia 12 de Maio deste ano, animou os presentes a serem "solícitos uns pelos outros", procurando viver fraternalmente o ministério.

Depois de terminada a oração inicial, a intervenção inicial ficou a cargo do Sr. D. Jacinto que procurou ilustrar qual o propósito do movimento de renovação da pastoral promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa, e no qual se deve também inserir a Diocese de Lamego. O projecto "Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal" foi brevemente exposto pelo Sr. Bispo que, depois, acrescentou que, uma vez que completou 75 anos de idade no passado dia 11 de Setembro, já tinha escrito ao Santo Padre uma carta a pedir um sucessor, tal como previsto no Código de Direito Canónico. Afirmou ainda ter escrito essa carta no passado dia 15 de Agosto, dia em que completava 52 anos de sacerdócio.
Em seguida, o P. Adriano Cardoso, a partir de alguns textos que ele tinha previamente escolhido, passou a referir alguns aspectos que, na sua opinião e a partir da sua experiência, podiam enquadrar este projecto no qual deve intervir toda a Diocese de repensamento e renovamento da pastoral.
Ao final da manhã, e já depois de um breve intervalo, foi a vez de o Sr. Cón. José Manuel Pereira Melo, Director do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, ilustrar detalhadamente em que é que consiste o projecto "Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal", delineando prazos e o que se pretende com este projecto.

Seguiu-se o almoço e alguns momentos de convívio, proporcionados pelo P. Marcos Alvim, o P. Abel Pires, o P. Manuel Pinto Moura e o Mons. José Guedes.