segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Secretariado das Vocações em Anreade


O Secretariado Diocesano das Vocações, agora com uma equipa reestruturada, deu continuidade ao seu plano pastoral com a atividade Hora de Oração Arciprestal na paróquia de Anredade, no dia 30 de Outubro. Ao longo destes últimos dois anos temos percorrido as paróquias da nossa Diocese distribuindo os arciprestados por cada mês. Em outubro foi no arciprestado de Resende, em novembro será no arciprestado de Lamego na paróquia de Sande e em dezembro no arciprestado de Castro Daire na paróquia de Cujó. O Objetivo destes encontros pautam-se pelo proporcionar momentos de oração vocacional com toda a comunidade, interpelar e motivar a uma responsabilidade comunitária pela necessidade de propor as diversas vocações e contribuir com uma catequese vocacional.

Neste dia, o secretariado partiu alegre e confiante serpenteando as encostas do Douro, à procura de Anreade e ao encontro de noventa crianças e adolescentes que, juntamente com as suas catequistas, aguardavam curiosa e serenamente a nossa chegada no salão paroquial. 

Distribuídos por três grupos refletimos sobre a vocação, o convite que a todos nos é dirigido e da nossa missão como batizados inspirando-nos no chamamento de Samuel e no dos primeiros discípulos. Todos somos chamados: uns são chamados a servir Jesus no sacerdócio, outros na vida religiosa consagrada e outros no matrimónio e nele a constituir e gerar uma família. Aos cristãos compete estar atento aos diversos sinais para que possam responder com um “Sim”, tal como fizeram o profeta Samuel e os Discípulos de Jesus. 

Os rostos felizes e vigilantes espelhavam vontade de sondar os mistérios do chamamento ao escutarem os diversos testemunhos vocacionais dados pelos respetivos elementos do secretariado. É sempre agradável quando ouvimos o testemunho de alguém que respondeu ao convite de Jesus “Vem e segue-Me”.

Às 11h celebramos Eucaristia Dominical, presidida pelo Sr. P. José Fernando e com a presença do pároco P. Dr. Joaquim Duarte. Na homilia, o assistente do secretariado, recordou os temas tratados na catequese e falou da necessidade de que nas famílias, comunidades paroquiais e escolas se fale e reflita na Vocação e em todas as vocações, tema tantas vezes ocultado e esquecido.

Após a Eucaristia serviu-se o almoço acompanhado pela agradável partilha das histórias e peripécias do Sr. P. Dr. Joaquim Duarte aquando do seu tempo de seminarista em Resende e Lamego. Com o Seminário de Resende na nossa cabeça, e estando nós na vila onde está situado, quisemos visitá-lo e dá-lo a conhecer aos elementos do Secretariado que não o conheciam. Valeu-nos a preciosa ajuda da equipa formadora que nos conduziu pelos espaços comunitários do Seminário.

Regressámos animados, com mais vontade de nos aventurarmos na dinamização de outras atividades e reconfortados pelo acolhimento, simpatia e generosidade do pároco e da comunidade cristã de Anreade.

O Secretariado Diocesano, no seu jeito simples, continuará, ao longo do ano, a visitar cada paróquia interpelando e convidando à oração e desafiando, à generosidade da entrega, todos os cristãos.

Vítor Carreira, Iº de Teologia

Sem comentários:

Enviar um comentário