quinta-feira, 23 de julho de 2009

Nota da Vigararia Geral da Diocese de Lamego sobre a Gripe A (H1N1)

Em consonância com as recentes tomadas de posição de alguns Bispos e da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, torna-se oportuno prestar alguns esclarecimentos aos sacerdotes e aos demais fiéis da Diocese de Lamego. Assim:

1. É necessário que todos nos esforcemos por impedir, dentro das nossas possibilidades, a disseminação da Gripe A (H1N1), seguindo os conselhos que as autoridades sanitárias civis fornecem a todos os cidadãos, para a contenção da propagação da doença.

2. A Carta Circular enviada a todos os sacerdotes pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde contém um conjunto de orientações para as comunidades cristãs, que devem ser consideradas como recomendações úteis, não constituindo, porém, qualquer tipo de imposição ou norma litúrgica.

3. Importa respeitar as sugestões relativas à higiene das mãos e ao arejamento dos templos.

4. Convém simplificar o rito da paz, atribuindo-lhe a qualidade que as normas litúrgicas recomendam, isto é, saudando apenas a pessoa que está do lado direito e a que está do lado esquerdo.

5. Deve fazer-se a distribuição da Sagrada Comunhão com toda a dignidade, evitando qualquer risco acrescido de propagação da doença.

6. É esta uma ocasião propícia para lembrar a todos os fiéis, quer comunguem na boca quer comunguem na mão, a forma correcta de o fazerem e o máximo respeito que nos deve merecer o Santíssimo Sacramento.

7. A autoridade eclesiástica acompanha de perto a situação da evolução da Gripe A, e, se for caso disso, posteriormente dará outras indicações concretas sobre o modo de proceder nas assembleias litúrgicas.

Lamego, 22 de Julho de 2009
O Vigário Geral: Joaquim Dias Rebelo

3 comentários:

  1. Não pretendo fazer nenhum comentário acerca do texto aqui apresentado. Só venho demonstrar algum descontentamento perante o facto de não ver com alguma regularidade noticias no site Ecclesia sobre ordenações e outros acontecimentos da nossa diocese. Ao menos as ordenações deviam ser anunciadas a nível nacional! Não sei se a falha é da Diocese de Lamego ou da redacção da Ecclesia. É triste que Lamego não apareça nos meios de comunicação nacional.

    Cumprimentos
    Pereira

    ResponderEliminar
  2. Estimado Sr. Pereira,

    Da parte da Diocese, tem havido um esforço, nas últimas semanas, de reforçar a presença nos meios de comunicação.

    Esse esforço tem-se reflectido no número de notícias que tem saído, ao longo das últimas semanas, na Agência Ecclesia. Uma pesquisa com a palavra Lamego no site da Agência Ecclesia traz à luz a quantidade de artigos antigos e recentes sobre a Diocese (incluindo ordenações, e outras notícias).

    Sempre se pode melhorar a visibilidade. Penso que, com o tempo e alguma dedicação por parte de todos, isso será cada vez mais uma realidade.

    Atentamente,
    Pe. José Alfredo Patrício
    (responsável pelo blog)

    ResponderEliminar
  3. Sr Padre:

    Agradeço a ajuda e as orientações que recomendou. É sempre bom ver a nossa diocese nos meios de comunicação nacional Continue a reforçar essa presença! Faço votos para que esse trabalho não seja descurado e que continue com entusiasmo, força e coragem.

    Cumprimentos
    Pereira

    ResponderEliminar