segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Mons. José Gomes homenageado em Penela da Beira

Natural da paróquia de Penela da Beira, no concelho de Penedono, Mons. José do Nascimento Gomes foi ali homenageado no dia 22 de Agosto pelos sessenta e dois anos do seu Sacerdócio.

A homenagem foi celebrada na Eucaristia presidida pelo Senhor D. António José Rafael, seu condiscípulo no Seminário, e em que concelebraram sete Sacerdotes, desde o Pároco, P.e Luciano Moreira a outros que puderam estar presentes nessa tarde de Domingo. À sua paróquia natal juntou-se um numeroso grupo de paroquianos de S. João da Pesqueira, continuando a homenagem que ali lhe foi prestada no Domingo anterior.

A igreja estava cheia, o Grupo Coral deu grande vida à celebração e o Pároco começou por saudar o seu paroquiano e dar as boas-vindas a todos os que se quiseram associar ao acontecimento. Com as leituras proclamadas por dois membros da assembleia, o Evangelho foi lido por Mons. José Gomes, o homenageado da tarde.

A homilia foi feita pelo Senhor D. António Rafael, que partiu do texto de Isaías que afirma: «também escolherei alguns deles para sacerdotes e levitas» (I Leitura da Missa) para falar do Sacerdócio e dos Sacerdotes que, em 1948, foram ordenados em Lamego pelo Senhor D. Ernesto Sena de Oliveira, Bispo de Lamego naquele tempo. Entre eles, estava o homenageado daquela tarde.
O Ofertório levou ao altar o pão e o vinho do sacrifício, juntamente com outros dons, entre os quais uma estola para Mons. José Gomes e rematando com um vistoso grupo de quarenta e nove rosas, tantas quantos os anos da sua paroquialidade em S. João da Pesqueira.
Depois do Pai-Nosso cantado por todos e do abraço da paz, a Comunhão foi distribuída por D. António Rafael e Mons. José Gomes.

No final este leu o texto do seu agradecimento, seguido de outros por um familiar que lhe dedicou uns versos, um conterrâneo e uma paroquiana de S. João da Pesqueira, que sublinhou o acompanhamento cristão da sua vida por Mons. José Gomes, desde o seu baptismo, festas da Comunhão, casamento e baptismo de sua filha. O Pároco agradeceu a amizade e colaboração que sempre encontrou no homenageado, voltando a franquear-lhe as portas da sua igreja, sempre ao dispor.

Entre os presentes estavam os Srs. Presidentes das Câmaras de Penedono e S. João da Pesqueira, que participaram em toda a celebração e entre os sacerdotes estava o P.e Francisco Guilherme, Arcipreste de Penedono.

No final, outros foram associados à homenagem em jeito de agradecimento e aos sacerdotes presentes foi oferecido um CD, «Penela da Beira a cantar», gesto que se agradece em nome de todos. Mais flores passaram junto do altar, mais alegria e amizade manifestadas e que continuaram num beberete, ali mesmo no adro da igreja.

In Voz de Lamego, 2010.08.24

Sem comentários:

Enviar um comentário