Natural da paróquia de Penela da Beira, no concelho de Penedono, Mons. José do Nascimento Gomes foi ali homenageado no dia 22 de Agosto pelos sessenta e dois anos do seu Sacerdócio.
A homenagem foi celebrada na Eucaristia presidida pelo Senhor D. António José Rafael, seu condiscípulo no Seminário, e em que concelebraram sete Sacerdotes, desde o Pároco, P.e Luciano Moreira a outros que puderam estar presentes nessa tarde de Domingo. À sua paróquia natal juntou-se um numeroso grupo de paroquianos de S. João da Pesqueira, continuando a homenagem que ali lhe foi prestada no Domingo anterior.
A igreja estava cheia, o Grupo Coral deu grande vida à celebração e o Pároco começou por saudar o seu paroquiano e dar as boas-vindas a todos os que se quiseram associar ao acontecimento. Com as leituras proclamadas por dois membros da assembleia, o Evangelho foi lido por Mons. José Gomes, o homenageado da tarde.
A homilia foi feita pelo Senhor D. António Rafael, que partiu do texto de Isaías que afirma: «também escolherei alguns deles para sacerdotes e levitas» (I Leitura da Missa) para falar do Sacerdócio e dos Sacerdotes que, em 1948, foram ordenados em Lamego pelo Senhor D. Ernesto Sena de Oliveira, Bispo de Lamego naquele tempo. Entre eles, estava o homenageado daquela tarde.
O Ofertório levou ao altar o pão e o vinho do sacrifício, juntamente com outros dons, entre os quais uma estola para Mons. José Gomes e rematando com um vistoso grupo de quarenta e nove rosas, tantas quantos os anos da sua paroquialidade em S. João da Pesqueira.
Depois do Pai-Nosso cantado por todos e do abraço da paz, a Comunhão foi distribuída por D. António Rafael e Mons. José Gomes.
No final este leu o texto do seu agradecimento, seguido de outros por um familiar que lhe dedicou uns versos, um conterrâneo e uma paroquiana de S. João da Pesqueira, que sublinhou o acompanhamento cristão da sua vida por Mons. José Gomes, desde o seu baptismo, festas da Comunhão, casamento e baptismo de sua filha. O Pároco agradeceu a amizade e colaboração que sempre encontrou no homenageado, voltando a franquear-lhe as portas da sua igreja, sempre ao dispor.
Entre os presentes estavam os Srs. Presidentes das Câmaras de Penedono e S. João da Pesqueira, que participaram em toda a celebração e entre os sacerdotes estava o P.e Francisco Guilherme, Arcipreste de Penedono.
No final, outros foram associados à homenagem em jeito de agradecimento e aos sacerdotes presentes foi oferecido um CD, «Penela da Beira a cantar», gesto que se agradece em nome de todos. Mais flores passaram junto do altar, mais alegria e amizade manifestadas e que continuaram num beberete, ali mesmo no adro da igreja.
In Voz de Lamego, 2010.08.24
Sem comentários:
Enviar um comentário