segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

D. Jacinto Botelho realiza visita pastoral a Pinheiros e Carrazedo

 30 de Janeiro, IV Domingo do Tempo Comum (ano A), realizou-se a conclusão da Visita Pastoral do Sr. Bispo, D. Jacinto Botelho, Bispo da nossa Diocese de Lamego, às comunidades paroquiais de Pinheiros e de Carrazedo.

Na passada Quinta-feira, 27 de Janeiro, tinha estado nas duas comunidades, na visita aos doentes, terminando com a celebração da Santa Missa e com o Sacramento da Santa Unção, na Igreja Paroquial de Pinheiros.

Da parte de manhã de Domingo, a presença na paróquia de Pinheiros, com a recepção ao Sr. Bispo, com a celebração da Eucaristia solene, com o empenho de toda a comunidade, e que incluía também a celebração do Sacramento da Confirmação, a 10 pessoas (nove na Igreja, e uma, a Andreia, em casa, pelas condições de saúde, que impossibilitavam a deslocação à Igreja).

No final da celebração, o almoço de convívio para toda a paróquia e para alguns convidados, das autoridades camarárias, Sr. presidente da Câmara Municipal, Sr. Presidente da Assembleia Municipal, este natural de Pinheiros.

Da parte de tarde de Domingo, a presença na paróquia de Carrazedo, com a celebração solene da santa Missa, com um ofertório recheado de produtos da terra, para o Sr. Bispo D. Jacinto.

P. Manuel Gonçalves 

sábado, 29 de janeiro de 2011

Moimenta da Beira: concelho com novos equipamentos sociais

Uma das preocupações cristãs sempre foi a prática da caridade. A esse propósito, de maneira mais ou menos organizada e articulada, quer devido à iniciativa individual, quer de um modo mais institucional, a preocupação pelos mais pobres e abandonados sempre esteve no topo das prioridades das comunidades cristãs.

No passado dia 28 de Janeiro, o concelho de Moimenta da Beira viveu a inauguração, por parte de várias autoridades civis, e com a presença do Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese de Lamego, de vários equipamentos sociais, alguns deles propriedade de instituições eclesiásticas.

Assim, da parte da manhã, depois da recepção à Sra. Ministra Helena André, responsável do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, nos Paços do Concelho, foi inaugurado um equipamento multi-resposta da Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira, que criou 87 novos lugares. Em seguida, foi inaugurado o novo Lar da Casa do Povo de Leomil, um projecto antigo que agora foi concluído e que dispõe de condições para mais 40 utentes.

Já na parte da tarde, teve lugar a visita ao Lar do Centro Comunitário de Alvite, propriedade da Paróquia, que acolhe cerca de 40 idosos. Por fim, foi inaugurado o Lar de Idosos do Centro de Bem-Estar e Repouso da Paróquia de Sever, que, quando ficar completo, poderá acolher até 72 idosos.

Este conjunto de equipamentos teve um custo de 3,4 milhões de euros, criaram 74 novos empregos e têm uma capacidade total de 224 utentes.

Foto retirada do site da Câmara Municipal de Moimenta da Beira

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Externato D. Afonso Henriques: pais, professores e funcionários em protesto


Os pais, encarregados de educação e alunos do Externato D. Afonso Henriques, em Resende, fizeram no dia 25 de Janeiro, à porta da Escola, uma manifestação pacífica em protesto contra os cortes orçamentais que o Ministério da Educação quer impôr às Escolas de Ensino Particular e Cooperativo, pondo em causa o futuro da sua educação nesta Escola. Durante toda a manhã, apesar do frio que se fazia sentir, não arredaram pé gritando palavras de ordem, tais como: "S.O.S."; "Somos Ensino Público"; "Para os nossos filhos escolhemos nós"; "Liberdade na Educação", entre outras. Apesar da Escola estar aberta, os alunos, apoiados pelos pais e encarregados de educação não entraram, afirmando, desta forma, a sua posição firme na defesa de um princípio fundamental - a liberdade de aprender na escola que escolheram para a sua educação.
Tudo decorreu de forma ordeira e, no final da manhã os pais e encarregados de educação regressaram a casa com os seus filhos/educandos.

Joaquim Rodrigo

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Externato D. Afonso Henriques, de Resende: comunicado do Director

Comunicado do Director do Externato D. Afonso Henriques, em Resende, sobre o Ensino Particular e Cooperativo
 
O Externato D. Afonso Henriques é uma Escola de Ensino Particular e Cooperativo com sede em Resende, distrito de Viseu. Surgiu em 1963, para alunos do 5º ao 9º ano, dando resposta de continuidade educativa às crianças que terminavam a escola primária. Durante mais de uma década foi a única resposta educativa de serviço público no concelho. Quando surgiu a Escola EB2 (em 1977 - então EB2/3), o Externato foi-se extinguindo nestes anos e viria a reabrir em novas instalações, agora para dar resposta à continuidade dos alunos que saíam da Escola EB2/3 e que, de outra forma, terminariam aqui o seu percurso educativo. Até 1987 foi a única Escola com Ensino Secundário no concelho. Desde então, com a construção da Escola ES/3 D. Egas Moniz, ambas têm coabitado com os mesmos níveis de ensino, algumas áreas comuns e outras distintas.

Não viemos fazer concorrência à Escola do Estado, até porque nascemos primeiro. Não manipulamos opções de escolha, apenas pedimos que respeitem a escolha dos pais, como prevê a Constituição da República Portuguesa. Com as dificuldades próprias da interioridade, esta Instituição tem procurado dar a melhor resposta aos jovens alunos cujos pais escolhem o nosso Projecto Educativo como orientação para o futuro dos seus filhos. Orgulhamo-nos do nosso passado, porque daqui têm saído milhares de jovens que, nas mais diversas universidades do país, têm honrado esta “família” que os ajudou a crescer. Congratulamo-nos com os milhares de profissionais que em todo o país continuam a sentir as marcas dos seus educadores.

Mas tememos que esta realidade tenha os dias contados, porque parece-nos viver num país sem memória que reduz a história a meros interesses de ordem ideológica e económica, onde pessoas e instituições se descartam como lixo, porque já não são precisas. Com a recente publicação do Decreto Lei nº 138-C de 28/12/2010 e da Portaria nº 1324-A de 29/12/2010, o Ministério da Educação parece querer asfixiar as Escolas de Ensino Particular e Cooperativo, seja pela redução de turmas, seja pelo financiamento precário que quer atribuir por turma. Não conta a liberdade de escolha dos pais em relação à educação que querem para os seus filhos, não contam os resultados obtidos e a qualidade do ensino ministrado, não contam as pessoas que ao longo de muitos anos gastaram as suas vidas em prol da construção dum ensino de qualidade, não contam os Projectos Educativos e os seus sucessos… afinal o que conta para além dos números?! A ideologia de um ensino manipulado pela tirania do poder?!

Não permitiremos que nos silenciem desta forma! Poderão tentar asfixiar-nos lentamente, mas, enquanto tivermos voz, continuaremos a gritar pela defesa da liberdade de aprender e ensinar.

O Director
José Augusto Marques

Instituição de Ministérios e admissão às Ordens Sacras no Seminário Maior de Lamego


No passado dia 19 de Janeiro, o Seminário Maior de Lamego, encheu-se de alegria com a admissão às Ordens Sacras dos seminaristas – Ricardo Barroco (6ºano) e José Fonseca (4ºano) e a investidura no ministério de leitor dos seminaristas – Adriano Assis (5ºano) e Amadeu Lino (6ºano) e no ministério de acólito o seminarista – Ricardo Esperanço (6ºano). Esta celebração contou com a presença do Sr. Bispo, do Sr. Vigário Geral, dos dois diáconos que se preparam para a ordenação sacerdotal e de alguns párocos dos seminaristas que receberam os ministérios.

Após serem chamados pelo Sr. Reitor, os que iam receber os ministérios de leitor e de acólito, o Sr. Bispo fez uma breve homilia, na qual abordou o tema da dignidade do sacerdócio. Lembrou-nos também que o seminarista, ao aproximar-se do sacerdócio, necessita de uma preparação adequada. É essa a função do Seminário. Durante a homilia ainda a palavra do Santo Padre no documento Verbum Domini. O Santo Padre fala na importância da leitura da Palavra de Deus, nomeadamente para os candidatos às ordens sacras. “Que seja a Sagrada Escritura a alma da formação teológica” (Bento XVI). Neste documento o Santo Padre diz que toda a alma da nossa formação deve estar fundamentada na Sagrada Escritura. Só permanecendo na Palavra de Deus é que podemos ser considerados como discípulos de Jesus. O Santo Padre fala ainda na importância da Eucaristia e da reciprocidade entre a Eucaristia e a Palavra de Deus.

Após a homilia foram chamados os candidatos às ordens sacras. Posteriormente foram instituídos os candidatos ao ministério de leitor e ao ministério de acólito. No final da celebração ouve um jantar convívio para todos os presentes na celebração.

João Borges

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Projecto "Douro religioso" apresentado hoje

O projeto "Douro Religioso", que hoje foi apresentado, em Gaia, já identificou 92 imóveis considerados "relevantes para serem visitados e conhecidos" em Lamego, Bragança, Porto e Vila Real, as quatro dioceses envolvidas.

O levantamento do património religioso existente nos municípios das quatro dioceses levou ainda à inventariação de 313 objetos móveis (esculturas, pinturas e altares), sendo a grande maioria (276) em suporte de madeira.

"Foi feito um levantamento de tudo quanto é relevante para ser visitado e ser conhecido. Estas informações irão integrar guias turísticos do Douro em suporte áudio e texto. Haverá ainda panfletos sobre cada um dos monumentos identificados como sendo de relevância para a cultura, para a arte e para o turismo", disse o presidente da Cooperativa Turel - Turismo Cultural e Religioso, cónego José Paulo Abreu.

In Jornal i

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Faleceu o Sr. P. António Samuel Teixeira da Silva

No passado dia 7 de Janeiro, terminava a sua peregrinação terrena o Sr. P. António Samuel Teixeira da Silva, nas primeiras horas dessa manhã, na sua residência, em Vilarouco, concelho de S. João da Pesqueira.

Os seus restos mortais estiveram, primeiro, em Vilarouco, onde na manhã do dia seguinte, foi celebrada a Eucaristia de sufrágio, presidida pelo Sr. P. Amadeu Costa e Castro, Arcipreste de S. João da Pesqueira, com a presença de alguns sacerdotes. Nesse mesmo dia, os restos mortais do Sr. P. Samuel foram levados para Cujó, no concelho de Castro Daire, sua terra natal, onde ficaram em câmara ardente. Nesse mesmo dia, foram várias as Eucaristias celebradas na Igreja Paroquial de Cujó.

No domingo, 09 de Janeiro, as exéquias solenes foram presididas pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese, e contaram com a presença de mais de oitenta sacerdotes e um expressivo número de fiéis, não só da sua terra natal, mas também das paróquias que servia ministerialmente.

Na homilia, o Sr. D. Jacinto salientou a bondade do seu carácter e referiu , entre as várias expressões de pesar, uma que chegou da Paróquia de Albufeira, na Diocese do Algarve, onde o Sr. P. Samuel passava, todos os anos, alguns dias de descanso, colaborando naquela Paróquia.

O P. António Samuel Teixeira da Silva tinha 47 anos. Nasceu a 1 de Maio de 1963 em Cujó, concelho de Castro Daire, filho de José Pereira da Silva e de Maria da Graça Teixeira da Silva. A 1 de Dezembro de 1987, recebeu, juntamente com outros seis colegas, a ordenação diaconal na Sé de Lamego, das mãos do Sr. D. António de Castro Xavier Monteiro. A 13 de Agosto de 1988, recebeu a ordenação sacerdotal. Desde esse ano, que exerceu sempre o ministério sacerdotal no concelho de S. João da Pesqueira: Vilarouco, Valongo dos Azeites, Trevões, Várzea, Espinhosa e Castanheiro do Sul foram as paróquias por onde passou. No momento em que Deus o chamou à Sua presença, era o Pároco de Vilarouco, Valongo dos Azeites e Vale de Figueira, além de professor de EMRC em S. João da Pesqueira.

Aos seus pais, irmão, irmãs e demais família, a Diocese manifesta a sua proximidade e a certeza das suas orações de sufrágio.

In www.diocese-lamego.pt