quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Movimento da Mensagem de Fátima peregrina ao Santuário de N. S. da Lapa


Foi no dia 10 de Outubro que o Movimento da Mensagem de Fátima, da Diocese de Lamego, peregrinou até à Lapa. No lema da Peregrinação, duas figuras chamavam a atenção dos Mensageiros/peregrinos: S. Paulo, o Apóstolo universal da Palavra e o Beato Francisco, adorador silencioso da Eucaristia.

Os Mensageiros foram chegando, vindos de vários pontos da Diocese, muitos passaram pelo Sacramento da Penitência e prepararam a caminhada que se faria até o recinto da celebração da Eucaristia.

Tudo começou com uma encenação da Aparição do Anjo, envolvendo as figuras dos três Pastorinhos, com o Francisco a cantar:

«Sou um pobre pastor
Rezo sempre a Maria
Nomeio do meu rebanho,
Sou o sol do meio-dia».


Mas seria Paulo a grande figura da caminhada. Ao longe se ouvia o grito sempre repetido entre cada texto lido por vários Mensageiros: Ai de mim, se eu não evangelizar.

Os diversos textos, extraídos das Cartas de S. Paulo, mostraram a todos as suas preocupações e os seus desabafos: Para mim viver é Cristo… servidor do Evangelho… combati o bom combate… foram as últimas palavras que ressoaram aos ouvidos dos presentes, antes de outra encenação, já perto do Altar e com os Pastorinhos em frente do Anjo e de Maria.

O Senhor D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese, presidiu à Eucaristia, concelebrada por dez Sacerdotes, entre os quais estavam o P.e Manuel Antunes, do Secretariado Nacional e o P.e Joaquim Silvestre, do Secretariado Diocesano; dois dos novos Diáconos da Diocese estavam também e acolitaram ao Altar. No fim da celebração, o P.e Silvestre havia de os apontar como a «grande esperança do Movimento, nem sempre compreendido pelos Padres novos».

Ali se encontravam o Director do Secretariado Nacional da Mensagem de Fátima e os Responsáveis do Secretariado da Diocese de Lamego; à volta do recinto onde se encontra o Altar, representantes das paróquias seguravam a sua bandeira do Movimento e a assembleia dispersou-se pelo recinto, procurando a sombra, pois Nossa Senhora brindou-nos com um sol brilhante e que aquecia os que a ele ficaram expostos.

Solenizou a Eucaristia o Coro do Santuário da Lapa, orientado pelo Capelão, P.e José Alves de Amorim.

Um belo cântico a Maria iniciou a celebração, com o coro a cantar: «Caminhamos para Ti desde o nascer da aurora…» e todos a repetir o refrão, que retratava a sua condição de peregrinos para Maria.

Na homilia, o Senhor D. Jacinto explanou as ideias decorrentes das leituras do dia e aproveitou as duas figuras propostas no lema da Peregrinação para falar da «palavra» em Joel e no Evangelho. Referiu a complicação do texto de Joel, que nos dava a entender que, um dia, seremos julgados, mas o Senhor é o nosso refúgio e abrigo, pelo que devemos colocá-Lo na nossa vida. É que, disse, o que se passava no tempo de Joel, continua a passar-se hoje. E Cristo veio dizer-nos a ideia do Profeta: o Senhor é o caminho da verdade, da dignidade e do respeito mútuo que nos leva à conversão do coração e, assim, fez a ligação com a Mensagem de Fátima.
Continuou, com a figura da mulher entusiasmada ao ouvir Jesus e louvando a figura de Sua Mãe, para falar, de novo, da palavra que devemos ouvir, rezar, meditar e levar à vida. Paulo voltou à homilia e, depois, seria o Francisco a figura descrita e apontada na sua fuga para o Sacrário, o seu silêncio, a sua intimidade com Deus.
E a terminar fez o apelo para que «seja a Senhora da Lapa a entusiasmar o nosso coração» para sairmos daqui mais conscientes da nossa missão de Mensageiros.
Duas meninas de Alvarenga foram admitidas como Mensageiras, comprometendo-se diante de todos a cumprir os seus deveres; apresentadas pela Responsável Diocesana, o Senhor Bispo ouviu as suas disposições e aceitou a sua admissão.

A Comunhão foi distribuída pelo Senhor Bispo, vários Sacerdotes e os dois Diáconos.
Na parte da tarde, os Responsáveis Diocesanos e Paroquiais reuniram-se para ouvir dificuldades e sugestões e dar orientações para o futuro, tendo ouvido o Director do Secretariado Nacional. No Santuário foi recitado o Terço, meditado e com adoração ao Santíssimo Sacramento, acto sempre seguido por gente que enche todos os espaços disponíveis nos diversos recantos do local.

Mensageiros de Fátima presentes no Santuário da Lapa! Uma Diocese alertada para a Mensagem da Senhora e que acorre, já há alguns anos, em resposta ao apelo do Secretariado Diocesano. Mais um vez e com esperança de continuar.

Mons. Armando Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário