sábado, 6 de março de 2010

Provedor da Misericórdia de Lamego em conferência no Seminário Maior

Na passada Quarta-feira, dia 24 de Fevereiro, no nosso Seminário Maior de Lamego, tivemos o prazer de assistir a uma conferência do Sr. Prof. José Dias Gabriel (Provedor da Stª. Casa da Misericórdia de Resende) subordinada ao tema “A Igreja e a Acção Social”. Desde o primeiro momento, acolhemos este tema com muito interesse, atendendo a que se trata de uma matéria extremamente actual e vantajosa na formação dos futuros sacerdotes.

Antes de iniciar a abordagem à temática propriamente dita o Prof. Gabriel disponibilizou-nos um testemunho de vida onde assume especial significado o facto de ter frequentado os seminários da Diocese de Lamego. Para ele a oportunidade de ter sido “seminário” foi determinante em todo o seu percurso existencial e acabou por se reflectir qualitativamente em todas as responsabilidades profissionais que assumiu ao longo dos anos e em diversos contextos. A sua experiência na vida foi, aliás, apresentada como o elemento mais estruturante do testemunho que deu: “o bom é quem vai à luta e o triunfo pertence a quem é persistente”. Na vida, mais do que aquilo que alcançamos, o mais importante é mesmo a direcção para a qual nos movemos. Agradável foi igualmente ouvi-lo discorrer sobre as marcas da educação recebida no seu tempo de infância e juventude e a educação que os pais disponibilizam nos dias de hoje. Este testemunho pessoal abrolhava credenciado por tantos e tantos anos de actividade docente e que tão bom-nome lhe granjearam.

Seguiu-se a apresentação do ministério sacerdotal como o de um líder, condutor que há-de ser das famílias pertencentes a uma comunidade, onde a preocupação com formação e sobretudo a catequização das famílias deverá ocupar lugar de destaque. A missão do pastor só se pode compreender se for concretizada em total comunhão com o Povo de Deus. A igreja tem de actuar numa sociedade. O sacerdote tem de ser um líder e ser persistente na defesa dos valores que qualificam e tornam única a sua missão. O padre de hoje tem de ter um coração alicerçado na entrega a Jesus Cristo e deixar-se guiar pelo Espírito Santo. O sacerdote tem necessariamente de atender às várias faixas etárias e tem de procurar ser um especialista em assuntos humanos.

Defendeu-se igualmente que, nos dias de hoje, o padre viva os problemas da sociedade e que leve as pessoas a inserirem-se na comunidade cristã e a serem catequizadas. Esta será a melhor forma de conseguir rodear-se de pessoas competentes e generosas ao serviço da comunidade. O padre não deve fechar-se em si mesmo, mas deve-se abrir à relação com os outros, de modo a atrair as ovelhas que andam perdidas. Só em comunidade é que se consegue fazer trabalho que dê frutos. Não é possível sermos solidários com os outros se não tivermos verdadeiramente amor.

Pelo muito que do seu testemunho colhemos e sobretudo pela credibilidade que a sua forma de estar na vida lhe confere, em nome de toda a comunidade do Seminário Maior de Lamego, o nosso mais sentido reconhecimento. Que esta forma apaixonada e empreendedora de estar na vida fique registada no processo de desenvolvimento e amadurecimento vocacional de todos nós, e possa ajudar-nos a servir com mais amor a Igreja de Jesus Cristo.

João Borges, seminarista do 2º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário