sábado, 20 de março de 2010

Seminário Maior de Lamego celebra Festa de S. José


O Seminário Maior de Lamego celebrou a Solenidade de S. José, reunindo os familiares dos seminaristas, sacerdotes da Diocese de Lamego e antigos alunos do Seminário.


O convidado de honra foi o Sr. D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal, que, numa interessante conferência, falou sobre o sacerdócio. À conferência deu-lhe o título: “O sacerdote que eu gostaria de ser”.


O Seminário Maior de Lamego, cujos padroeiros são Jesus, Maria e Ana, foi colocado também sob a protecção de S. José por D. João da Silva Campos Neves (1889-1980), Bispo de Lamego entre 1948 e 1971 que, entre as várias obras que promoveu na Diocese, se encarregou da construção de um novo edifício para o Seminário. A construção deste novo edifício esteve envolvida em muitas dificuldades e sacrifícios, que levaram o Prelado a confiar a sua execução aos cuidados de S. José.


A actual equipa formadora do Seminário Maior de Lamego (P. Paulo Alves, P. José Fernando Mendes e P. Fernando Albano Cardoso) procurou que o dia 19 de Março passasse a ser o dia em que o Seminário celebra a sua festa anual.


Este ano, marcaram presença, além das famílias dos Seminaristas, cerca de três dezenas de sacerdotes da Diocese, juntamente com sacerdotes de Seminários de outras Dioceses. Pouco depois das 10h00, o Vice-Reitor do Seminário Maior, P. José Fernando, deu as boas vindas aos presentes. O coro do Seminário, dirigido pelo P. Marcos Alvim, entoou o Hino do Seminário e um outro cântico de louvor. Em seguida, o Reitor do Seminário, P. Paulo Alves, fez uma breve apresentação, seja do seminarista Manuel João, seja do D. Manuel Martins.


O seminarista Manuel João proferiu uma reflexão sobre o sacerdócio e dos vários aspectos da vida sacerdotal, subordinada do tema: “Sacerdotes que seremos”.


Seguiu-se a intervenção do Sr. D. Manuel Martins, cujo tema foi: “O sacerdote que gostaria de ter sido…” Foi uma reflexão muito rica de conteúdo que, partindo da dimensão sacerdotal da vida de Jesus, foi abordando aspectos do ministério ordenado nas actuais circunstâncias da sociedade, recordando o apelo à santidade sacerdotal a que são chamados todos os sacerdotes.


A Santa Missa foi presidida pelo Sr. D. Jacinto, Bispo da Diocese de Lamego. Na sua homilia, o Sr. Bispo deu importância à necessidade que todos os seminaristas e sacerdotes têm de imitar as virtudes do Santo Patriarca da família de Nazaré. O Sr. Bispo teve ainda uma palavra de encorajamento aos familiares dos seminaristas, que, em grande número, marcaram presença.
No final da Santa Missa, também a Associação de Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego quiseram colocar aos pés da imagem de S. José um ramo de flores, associando-se, desta maneira, à festa do Padroeiro do Seminário.


A celebração da Solenidade de S. José terminou com o convívio do almoço, no final do qual, foram cantados os parabéns ao Sr. D. Jacinto que, nesse dia, celebrava o 10º. aniversário da tomada de posse como Bispo da Diocese de Lamego.

Algumas fotografias >>


Gabinete de Imprensa
Diocese de Lamego

Sem comentários:

Enviar um comentário