segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Instituição de Ministérios e admissão às Ordens Sacras no Seminário Maior de Lamego


No passado dia 19 de Janeiro, o Seminário Maior de Lamego, encheu-se de alegria com a admissão às Ordens Sacras dos seminaristas – Ricardo Barroco (6ºano) e José Fonseca (4ºano) e a investidura no ministério de leitor dos seminaristas – Adriano Assis (5ºano) e Amadeu Lino (6ºano) e no ministério de acólito o seminarista – Ricardo Esperanço (6ºano). Esta celebração contou com a presença do Sr. Bispo, do Sr. Vigário Geral, dos dois diáconos que se preparam para a ordenação sacerdotal e de alguns párocos dos seminaristas que receberam os ministérios.

Após serem chamados pelo Sr. Reitor, os que iam receber os ministérios de leitor e de acólito, o Sr. Bispo fez uma breve homilia, na qual abordou o tema da dignidade do sacerdócio. Lembrou-nos também que o seminarista, ao aproximar-se do sacerdócio, necessita de uma preparação adequada. É essa a função do Seminário. Durante a homilia ainda a palavra do Santo Padre no documento Verbum Domini. O Santo Padre fala na importância da leitura da Palavra de Deus, nomeadamente para os candidatos às ordens sacras. “Que seja a Sagrada Escritura a alma da formação teológica” (Bento XVI). Neste documento o Santo Padre diz que toda a alma da nossa formação deve estar fundamentada na Sagrada Escritura. Só permanecendo na Palavra de Deus é que podemos ser considerados como discípulos de Jesus. O Santo Padre fala ainda na importância da Eucaristia e da reciprocidade entre a Eucaristia e a Palavra de Deus.

Após a homilia foram chamados os candidatos às ordens sacras. Posteriormente foram instituídos os candidatos ao ministério de leitor e ao ministério de acólito. No final da celebração ouve um jantar convívio para todos os presentes na celebração.

João Borges

1 comentário:

  1. Muitos parabéns aos admitidos e que Deus vos fortaleça.
    De parabéns a Diocese de Lamego.
    Contem sempre com a minha oração.

    ResponderEliminar