sexta-feira, 25 de março de 2011

Pe. Doutor Joaquim Correia Duarte em encontro no Seminário Maior de Lamego

No passado dia 16 de Março, no Seminário Maior de Lamego, contamos com a presença do Sr. Pe. Joaquim Correia Duarte que, na continuidade da formação disponibilizada no ano passado, veio falar-nos da história e da geografia da Diocese de Lamego.

Foi-nos apresentada e explicada a forma como a nossa Diocese se estendeu no espaço geográfico, assim como as várias alterações que sofreu desde a sua criação (sec. VII) até ao século passado (1922), altura da criação da Diocese de Vila Real. Nos séculos XIII e XIV, houve um grande alargamento do território com a inclusão de cerca de 50 paróquias de Riba-Côa. Este ficou provavelmente a dever-se ao apoio dispensado pelo bispo de Lamego ao Mestre de Avis, futuro D. João I aquando da revolução de 1383-85.

Depois da criação do chamado “Bispado Novo” em 1403, e do arcediagado de Riba-Côa, este foi anexado à diocese de Pinhel em 1773, por intermédio do Marquês de Pombal. No século XIX, a Diocese perde Arouca, Castelo de Paiva e algumas paróquias a leste para a Diocese da Guarda.
Em 1922, deu-se a última alteração territorial na diocese, com a anexação dos concelhos de além Douro para a recém-criada Diocese de Vila Real.

Depois da excelente exposição, celebramos a Santa Missa, presidida pelo ilustre orador, que nos exortou na sua homilia a sermos sempre fiéis no sacerdócio, e a estarmos prontos no seguimento do Mestre, assim como a vivermos a castidade.

Depois da celebração eucarística, dirigimo-nos para o refeitório onde houve um jantar de confraternização, no fim do qual o senhor Reitor dirigiu uma palavra de gratidão ao senhor Padre Joaquim.

Associando-nos às palavras do senhor Reitor, manifestamos o nosso agradecimento ao senhor Padre Joaquim tanto pela belíssima aula de história como pelo seu testemunho sacerdotal.

Diogo Rodrigues, 1º Ano

Sem comentários:

Enviar um comentário