segunda-feira, 28 de março de 2011

Seminário Maior celebra a Festa de São José

O Seminário Maior de Lamego celebrou, no passado dia 19 de Março, a festa de um dos seus padroeiros, São José, a cujo padroado o Bispo D. João da Silva Campos Neves confiou a construção do actual edifício do Seminário que, proximamente, completará o cinquentenário da sua fundação.

Neste dia, a comunidade do Seminário Maior, experimenta de forma mais profunda e visível o seu verdadeiro significado enquanto casa e família de todos quantos participam na formação dos candidatos ao sacerdócio ministerial. Reunidos os seminaristas, as suas famílias, os seus párocos, os orientadores de pastoral, a equipa formadora e o Bispo, o Seminário manifesta mais significativamente a sua natureza e a sua missão: proporcionar o encontro com Jesus, Sacerdote eterno, modelo radical de toda a vocação ministerial.

As celebrações começaram com um breve e informal encontro entre formadores, seminaristas e respectivas famílias. O objectivo do encontro era propiciar um conjunto de reflexões, orientações e propostas concretas para que, efectivamente, se obtenha a participação das famílias e das comunidades na formação dos seminaristas e no posterior acompanhamento dos jovens sacerdotes no exercício do seu ministério. Do diálogo aberto com as famílias resultou uma conclusão premente: no âmbito vocacional, a família deve empenhar-se por completar, da forma que lhe é própria, o projecto formativo do Seminário, desempenhando coerentemente a missão que lhe foi atribuída quando Deus escolheu um dos seus para o santo ministério.

Depois deste primeiro encontro seguiu-se a conferência na qual intervieram o seminarista Ricardo Barroco e o Monsenhor Bouça Pires. O seminarista Ricardo, ao longo da sua prelecção, oportunamente recordou a todos os presentes que o Seminário enquanto família e comunidade aberta terá de assumir como encargo essencial o crescimento na intimidade com Cristo, contudo, este encargo não se restringe aos limites do Seminário, mas implica toda a comunidade cristã que, segundo a sua especificidade, participa na história da vocação de cada um.

Por sua vez, o Monsenhor Bouça Pires, quis fazer connosco uma jornada pela história das diferentes vocações dos Patronos de Seminário Maior, Jesus, Maria, José e Ana, e de diversas personagens bíblicas enquadrando-as no plano do envolvimento das famílias no percurso vocacional de cada seminarista e de cada sacerdote.

Depois do almoço, seguimos para a Igreja Catedral onde participámos na ordenação presbíteral do Diácono Tiago Cardoso, significativo desfecho para um dia em que o Seminário procurou aprofundar o sentido da sua missão ao serviço da Igreja.

Adriano Assis

Sem comentários:

Enviar um comentário