sábado, 24 de outubro de 2009

Falece Missionário da Boa Nova natural de Magueija

O P. Agostinho Pereira de Sousa, filho de José de Sousa e de Sara Pereira Nunes, nasceu em Magueija, diocese de Lamego, em Portugal, em 6 de Novembro de 1928. Frequentou os Seminários das Missões de Tomar, Cernache do Bonjardim e Cucujães.

Fez o Juramento missionário no Seminário de Cucujães em 15 de Setembro de 1952 e ali foi ordenado sacerdote em 29 de Junho de 1955. Até 1961 trabalhou no Seminário de Cernache do Bonjardim como professor, prefeito e vice-reitor.

Em 1961 partiu para Moçambique, para a diocese de Nampula, onde trabalhou quase até à morte. Foi professor do Colégio diocesano e professor, vice-reitor e reitor do Seminário diocesano de Nossa Senhora de Fátima. Foi Vigário Geral por duas décadas, interrompidas por um intervalo em Portugal, de 1986 a 1991, como Membro do Conselho Geral da Sociedade Missionária e Reitor do Seminário de Cucujães.

Trabalhou em várias Missões, dirigindo por muitos anos a do Karamaja e a do Marrere. Foi Superior Regional da Sociedade Missionária em Nampula e participou em quatro Assembleias Gerais e em vários conselhos intercalares da Sociedade.

Dotado de boa intuição apostólica e extraordinária capacidade de gerar consensos e de reconciliar tendências, foi um orientador ímpar de missionários, bispos e comunidades. Todos o procuravam nas horas difíceis, mesmo autoridades administrativas e políticos. Homem de coragem, de fé e de espiritualidade vivida e comprometida, o P. Agostinho a todos acolhia e aconselhava bem firme nos direitos fundamentais das pessoas e nos princípios cristãos assentes na sua espiritualidade comprometida com as situações das pessoas.

Regressou a Portugal, gravemente doente, no fim de 2007. Após operação ao coração, foi diagnosticado tumor maligno sem esperança de ser operado. Consciente da situação, viveu com fé os últimos tempos no Seminário da Boa Nova, em Valadares, Portugal.

Faleceu no Hospital de S. João, no Porto, na manhã de 21 de Outubro de 2009. Seu corpo foi velado na Igreja do Seminário da Boa Nova. Na sua presença foi celebrada missa às 19.30 horas. No dia seguinte, dia 22, foi, celebrada missa às 09.30 horas. Seguidamente foi levado à sua terra natal, Magueija, para as últimas exéquias. Celebrada a missa de corpo presente, pelas 16.30 horas, ali foi sepultado, por vontade da família.

In Missionários da Boa Nova

O funeral foi presidido pelo Sr. Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, estando ainda presentes o Sr. Vigário Geral da Diocese, Sr. Cón. Joaquim Dias Rebelo e o Pároco de Magueija, Pe. Hermínio Lopes.

1 comentário:

  1. O mundo ficou mais pobre...o céu ganhou uma estrela que nos iluminará o caminho.Primo Agostinho,olhe por nós!Cristina

    ResponderEliminar