domingo, 20 de março de 2011

Diocese de Lamego com mais um sacerdote


"S. José foi sempre fidelíssimo à vontade de Deus, pondo de lado todos os planos e raciocínios meramente humanos, subestimando todos os interesses pessoais ao cumprimento da sua missão que Deus lhe tinha confiado. A entrega de S. José, diz-nos o mesmo santo que em cima referi, aparece-nos urdida por um entrelaçado de amor fiel, de fé amorosa e de esperança confiante, como a 2.ª leitura da Carta aos Romanos proclama, aplicando a S. José a reflexão sobre Abraão.
Este é também o grande testemunho que deverá iluminar a tua vida, caríssimo Tiago, que já a seguir vais receber o sacramento do Presbiterado".

Estas foram algumas das palavras que o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, pronunciou na homilia da Solene Eucaristia a que presidiu, na Catedral de Lamego, por ocasião da Solenidade de S. José, dirigidas a Tiago André Bernardino Cardoso que, nesse momento, se preparava para receber a ordenação sacerdotal.

A Eucaristia, que teve início às 15h00, foi o momento culminante da celebração do Dia do Seminário Maior de Lamego que, na parte da manhã, tinha reunido a Equipa Formadora com os pais, demais familiares e amigos dos seminaristas. Esse acontecimento foi recordado logo no início da Santa Missa pelo P. José Fernando, Vice Reitor do Seminário, ao introduzir a celebração.

Na homilia, o Sr. D. Jacinto começou por referir a delicada situação que se vive em vários países, seja por motivos de desastres naturais, como no Japão, seja pelo clima de guerra, como na Líbia, quer por motivos de estabilidade, como o que se vive actualmente em Portugal, a cujos responsáveis o Sr. Bispo pediu "uma grande lucidez e discernimento na verdade e na justiça.".

Depois, comentando as leituras do dia, o Sr. Bispo enalteceu a figura de S. José, que "foi um homem muito simples que Deus cumulou de graças e dons para que cumprisse uma missão singular, de acordo com os planos salvíficos".

Depois de saudar os pais e demais familiares do Tiago, o Sr. Bispo recordou umas palavras que o Santo Padre Bento XVI pronunciou na quinta feira depois das Cinzas, relativas à necessidade que todos os fiéis têm de servir: "«Servir», isto deve ser também para nós determinante: somos servidores. E servir quer dizer não fazer tudo quanto me proponho, quanto seria para mim o mais simpático; servir quer dizer deixar que o peso do Senhor, o seu jugo me carregue".

Depois da homilia, a Eucaristia prosseguiu com o Rito de ordenação de um presbitero, com o candidato a fazer as promessas previstas, o canto da Ladaínha dos Santos, a imposição das mãos e a oração consacratória.

Ordenado presbítero, o Tiago Cardoso foi revestido dos paramentos sacerdotais por um dos Párocos da Sé, Cón. José Manuel Ferreira, e pelo Pároco de Alvarenga, P. José Miguel Almeida, e recebeu o abraço dos cerca de 40 padres que concelebraram a Eucaristia.

No final da Santa Missa, o Sr. Bispo pediu a bênção ao neo - sacerdote, e, num gesto tradicional, beijou-lhe as mãos.

Ao P. Tiago desejamos os maiores frutos no seu ministério sacerdotal e que S. José sempre o proteja.

Album de fotografias >>

1 comentário:

  1. Parabéns caríssimo Padre. As maiores felicidades no seu munus sacerdotal.
    Conte com a minha oração.

    ResponderEliminar