domingo, 22 de janeiro de 2012

Diocese de Lamego e Câmara Municipal de Lamego em parceria


A Diocese de Lamego e a Câmara Municipal de Lamego estabeleceram uma parceria para criar, no centro da Cidade, um parque de estacionamento. Esta parceria foi estabelecida há cerca de três anos, quando foram dados os primeiros passos para se aproveitar um espaço disponível, em pleno centro da cidade de Lamego, que se estende desde o limite dos jardins do Paço Episcopal, até à Avenida 5 de Outubro (junto da Messe de Sargentos, do CTOE).

A Diocese cede o espaço, cabendo à Câmara Municipal a construção do parque, bem como a sua posterior fiscalização. Apesar de se chamar Parque de Estacionamento de Almacave (por se encontrar naquela freguesia da Cidade), as receitas do mesmo reverterão diretamente para a Diocese. No acordo há muito tempo estabelecido entre a Diocese e a Câmara Municipal, a Diocese receberá o dinheiro calculado em função dos lugares de parqueamento.

Ao longo dos últimos três anos, a Diocese e a Câmara fizeram várias diligências junto das entidades responsáveis para que este Parque fosse uma realidade. Este processo foi moroso, devido principalmente às questões relacionadas com a zona de protecção da Igreja de Almacave, na qual se encontra o terreno em causa. Tratando-se de uma zona non aedificandi, foi preciso obedecer a muitas limitações.

A Câmara Municipal deu todo o seu apoio a este projecto, elaborando, com os seus técnicos, o projecto e procurando aproveitar o momento certo para fazer uma candidatura para o financiamento. Esse momento chegou e foi aproveitado. Está integrado no Plano de Mobilidade Urbana, Eixo de Cidades, no âmbito do Douro Alliance.

Depois de terminado, o Parque ajudará a resolver um dos maiores problemas da cidade, que é o estacionamento naquela zona, permitindo, também, integrar urbanisticamente aquele espaço.

A bênção da primeira pedra deste novo Parque de Estacionamento, por parte do Sr. D. Jacinto Tomaz de Carvalho Botelho, teve lugar a 22 de Janeiro de 2012, e contou com a presença do Sr. Eng. Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego e outras entidades envolvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário