quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Clero da Diocese de Lamego prepara Ano da Fé com retiro espiritual


O Seminário Maior de Lamego acolheu o retiro anual do Presbitério da Diocese de Lamego, entre os dias 30 de Setembro e 3 de Outubro. 

Orientado pelo Pe. Manuel Morujão, S.J., secretário e porta voz da Conferência Episcopal Portuguesa, o retiro centrou-se no Ano da Fé e na importância deste acontecimento, não só para a vida da Igreja, mas também para a vida espiritual dos sacerdotes, chamados a ser novos evangelizadores para uma Nova Evangelização. 

Os cerca de 25 participantes foram desafiados, pelo orientador, ao longo dos vários momentos de reflexão, a fortalecerem a sua amizade e doação a Jesus Cristo e, por Ele, a sua doação à Igreja e à salvação de todas as almas. 

O centro de cada um dos dias de retiro foi a Eucaristia que, no último dia, foi presidida pelo Sr. D. António Couto, Bispo de Lamego e, na qual, também marcou presença o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo emérito da Diocese. Nesta Santa Missa foram recordados, de modo especial, os sacerdotes e familiares de sacerdotes que faleceram no último ano.

Ao longo de cada um dos dias, as palestras do orientador foram intercaladas com momentos de oração individual, com um generoso tempo de adoração diante do Santíssimo Sacramento solenemente exposto e com a possibilidade de cada participante recorrer ao Sacramento da Reconciliação. 

No final do retiro, o Sr. D. António Couto agradeceu ao Sr. Pe. Morujão pela disponibilidade que teve em orientar este retiro, uma disponibilidade ainda mais heróica por serem sobejamente conhecidas as suas muitas ocupações.

Sem comentários:

Enviar um comentário