segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mundo precisa de uma «cidadania cristã mais coerente»

No rescaldo da cimeira da NATO, em Lisboa, bispo de Lamego defende que a paz tão procurada pelos homens deriva do Reino de Jesus

D. Jacinto Botelho chamou a atenção dos cristãos de Lamego para a importância de compreenderem, e porem verdadeiramente em prática, o exemplo da realeza de Jesus, sem a confundir com os paradigmas da realeza terrena.

“O reino de Jesus, como ele o afirma, não é deste mundo, é um reino de justiça, de verdade e de paz”, explica o bispo, na sua homília de dia 21 de Novembro.

Numa alusão à recente cimeira da NATO, que juntou em Portugal os principais líderes mundiais, o prelado defendeu que a paz, “com tanto afã procurada nas cimeiras internacionais”, só pode ser conseguida se derivar dos princípios do reino de Jesus.

Para que esta consciência se espalhe no coração de todos os homens, D. Jacinto Botelho defende que ela tem de ser visível na acção e no coração de todos os baptizados.

“Como membros deste reino e discípulos deste Rei”, realça o bispo de Lamego, “a nossa cidadania cristã tem de traduzir-se em gestos de coerência”, a partir do modelo deixado por Jesus, no Lava-pés antes da última Ceia:

“Compreendeis o que vos fiz? Chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem porque o sou. Se eu, que sou o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós os deveis lavar uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu fiz, façais vós também”. (Jo 13,12-15).

Apontando esta passagem do Evangelho como um “actualíssimo e oportuníssimo programa, na situação concreta de crise e pobreza que já experimentamos”, o prelado toma como exemplo positivo a operação “10 milhões de Estrelas – um gesto de paz”, que está a decorrer em todo o país.

“Recomendo com todo o empenho esta iniciativa que, estou convencido, não deixará indiferente nenhuma das nossas paróquias”, realçou o bispo de Lamego.

Num Domingo também consagrado, em Lamego, como Dia da Igreja Diocesana, D. Jacinto Botelho referiu que esta deve ser uma ocasião para todos fortalecerem os laços comunitários, expressando um “empenhamento solidário e corresponsável, ao longo do ano pastoral que se inicia”.

No final da sua homilia, o prelado convidou todas as suas comunidades a participarem numa vigília de oração pela vida nascente, dia 27 de Novembro, na Igreja de S. Francisco, às 21h30, de acordo com o desafio lançado por Bento XVI para o início do Advento.

“Em sintonia com as igrejas particulares unidas ao Santo Padre, queremos ser o povo da vida, agradecendo ao Senhor que através do dom de Si, deu sentido e valor a toda a vida humana, e também para invocar a Sua protecção sobre cada ser humano”, conclui o bispo de Lamego.

In Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário