segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Valença do Douro com novo pároco

No início da Semana dos Seminários, 7 de Novembro, o Pe. Marcos Alvim tomou posse das paróquias que lhe são confiadas pelo Sr. Bispo, Desejosa e Valença do Douro, ambas no Arciprestado de Tabuaço.

Numa tarde solarenga, a comunidade de Valença do Douro aguardou, em festa, a chegada do novo pároco e do pároco que se despedia, passados 33 anos de serviço à comunidade.

Pouco a pouco as pessoas aproximaram-se da Igreja Paroquial. O Pe. Marcos Alvim e o Pe. Frederico Martins, juntamente com o Sr. Vigário Geral e outros convidados, estavam para chegar da Desejosa.

Tudo preparado, os bombos davam colorido à espera. Entretanto foram chegando ilustres convidados, o Sr. Governador de Viseu, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tabuaço, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia. Num contexto eclesial, a presença dos reverendos Pe. Albano, Pe. Ildo, Pe. Manuel, párocos do Arciprestado de Tabuaço, o pároco de Cinfães, Pe. Francisco Marques, com alguns jovens, Pe. Hermínio, colega de ano do Pe. Marcos, Pe. Ponciano, natural de Valença, e Pe. Libório, Arcipreste de Armamar e pároco de Fontelo de São Domingos, de onde é natural o Pe. Marcos, e o seminarista Ricardo Barroco.

O Sr. Vigário Geral deu posse ao reverendo Pe. Marcos, no início da celebração eucarística, agradecendo, em nome do Sr. Bispo e da Igreja, ao Pe. Frederico Martins pelo seu serviço ao longo de muitos anos e também ao pároco que toma posse pela disponibilidade em ter aceitado mais esta missão para lá das que já vem acumulando.

Durante a celebração da Eucaristia tomaram a palavra o Pe. Frederico, para sublinhar o trabalho realizado ao longo dos anos e a colaboração da comunidade, permitindo, entre outras obras, a construção da Igreja paroquial; o Presidente da Junta, para agradecer ao pároco que cessou a sua missão e dar as boas vindas ao novo pároco; o Pe. Marcos Alvim, para agradecer a presença de todos, da sua família, de seus amigos, dos colegas, da comunidade, disponibilizando-se para trabalhar com a ajuda de todos.

Durante a homilia o reverendo Vigário Geral da nossa diocese sublinhou que a missão do novo pároco, Pe. Marcos Alvim, seria precisamente anunciar a palavra de Deus, o Evangelho de Jesus Cristo, testemunhando a ressurreição de Jesus, e encaminhando as pessoas para a vida eterna.

Tomou também a palavra um paroquiano de Valença do Douro para homenagear o reverendo Pe. Frederico Martins e igualmente manifestar o ensejo de que a missão do novo pároco fosse profícua.

Depois da Eucaristia, o convívio à volta de outras mesas. E, como referiu o novo pároco de Valença do Douro, que seja tudo para maior glória de Deus Pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário