sábado, 10 de setembro de 2011

Comunicado do Gabinete de Imprensa da Diocese de Lamego

Por ocasião do VIII Encontro Nacional sobre causas matrimoniais, promovido pela Associação Portuguesa de Canonistas, o Presidente desta Associação, Cón. Joaquim Assunção Ferreira, Vigário Judicial da Diocese de Lamego, concedeu uma entrevista aos meios de comunicação social.

Na sequência desta entrevista, apontamos as seguintes ideias fundamentais:

1. A tradição que a Igreja também hoje assume e mantém relaciona o casamento com a diferença e complementaridade entre homem e mulher unidos numa relação fecunda de amor entre ambos, inaugurado com um acordo formal, mútuo e livre, prometendo-se reciprocamente uma dedicação exclusiva e definitiva.

2. O casamento não chega a formar-se se, no momento da celebração, algum dos nubentes exclui do seu compromisso algum elemento essencial do casamento: seja a unidade, seja a indissolubilidade, seja a abertura à transmissão da vida.

3. Por exemplo, o propósito de não ter filhos, o propósito de estavelmente praticar formas de convivência sexual (heterossexual ou não) fora do casamento, ou o propósito de futuramente revogar o casamento, impedem que o casamento se constitua validamente.
4. A eventual qualificação médica dos comportamentos abrangidos por esses propósitos é própria de outros ramos da ciência, ao qual depois o Direito Canónico vai buscar os dados que necessita para a sua reflexão.

Lamego, 10 de Setembro de 2011
Diocese de Lamego – Gabinete de Imprensa

Sem comentários:

Enviar um comentário