domingo, 18 de setembro de 2011

Seminário Maior de Lamego: 50 anos a formar sacerdotes

O actual edifício do Seminário Maior de Lamego celebrou, no passado dia 17 de Setembro, o cinquentenário da sua construção.

Foi no ano de 1956 que o então Bispo da Diocese, D. João da Silva Campos Neves, dirigiu uma Carta Pastoral a todas as comunidades diocesanas informando-as da construção do novo Seminário. Cinco anos depois, tinha lugar a sua inauguração. A primeira actividade que ali decorreu, foi o retiro anual do clero Diocesano.

O mesmo voltou a acontecer cinquenta anos depois: de 11 a 14 de Setembro ali se realizou o retiro anual do clero da Diocese. A celebração dos cinquenta anos continuou no dia 17 de Setembro, com um conjunto de eventos que reuniu Bispos, sacerdotes, religiosas e muitos outros fiéis. Foram, também, muitas as autoridades civis e militares a marcar presença.

O dia começou com as palavras de boas vindas do actual Reitor da instituição, P. Doutor Paulo Alves. Seguiu-se um conjunto de testemunhos sobre aspectos dos cinquenta anos do Seminário: o primeiro, a cargo do Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese; o segundo, a cargo do P. José Augusto Marques, actual Pároco de Resende; o terceiro e último, foi um testemunho dado pelo Dr. Adão Sequeira, um dos membros fundadores da Associação de Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Lamego (ASEL). No final da sua intervenção, foi entregue aos presentes um livro que, para além do texto dos testemunhos dados, também contém uma nota histórica sobre o Seminário, a lista de todos os alunos e equipas formadoras do Seminário ao longo dos 50 anos da sua existência e outros dados de interesse sobre o edifício e sobre a instituição.

Ao final da manhã, foi apresentada uma possível proposta de reutilização do actual edifício do Seminário. A proposta foi apresentada em formato de vídeo, e continha um conjunto de possibilidades para uma utilização mais eficaz do espaço de grandes dimensões que constitui aquela infra-estrutura.

Ainda antes de almoço, a actual Direcção do Seminário homenageou os membros de anteriores equipas formadoras do Seminário que, naquele momento, estavam presentes, destacando a presença de Mons. Simão Botelho, um dos sacerdotes mais idosos da Diocese. 

No final do almoço, que foi servido no refeitório do Seminário, os presentes assistiram à actuação da Banda Filarmónica de Lalim, que se associou a esta ocasião.

Pelas 17h30, teve início a Eucaristia comemorativa do cinquentenário, presidida pelo Sr. D. Jacinto, e na qual concelebraram o actual Bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, o Sr. D. António José Rafael, Bispo emérito de Bragança-Miranda, e cerca de trinta sacerdotes da Diocese. Foi perante uma Capela repleta, que o Sr. D. Jacinto fez referência a algumas das pessoas mais marcantes da história do Seminário. E terminou com o desejo que naquele edifício continuem a ser formados sacerdotes santos e sábios.

Depois do jantar, Rao Kyao deu um recital que a todos deixou deslumbrados.

Sem comentários:

Enviar um comentário