terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cepões, de Lamego, recebe férias apostólicas

Por Irmã Eugénia Figueiredo

De 2 a 9 de Agosto realizaram-se as Férias Apostólicas na paróquia de Cepões, Diocese de Lamego.
Participaram duas jovens, a Raquel e a Catarina, que juntamente com as Irmãs Beatriz e Eugénia, se entregaram alegre e generosamente a uma semana diferente.
Tivemos momentos intensos de oração na paróquia: Adoração ao Santíssimo, Terço, Vésperas; encontros (para crianças, adolescentes, jovens, pais, catequistas), e vários dias de visitas a doentes (visitámos cerca de vinte e cinco). Foi com alguma surpresa que nos apercebemos que a paróquia aderia com entusiasmo às actividades, e que os doentes manifestavam muito reconhecimento pelas visitas que fazíamos. Foi muito bonito o facto de alguns jovens da terra (a Cristina, a Sara e o Nelson) terem querido vir connosco às visitas. Nós já tínhamos elaborado postais com pensamentos de Luiza Andaluz, que íamos distribuindo, cantávamos para eles, e dialogávamos. Faz-nos muito bem escutarmos os sofrimentos dos outros. Ajuda-nos a relativizar os nossos pequenos problemas do dia-a-dia.
Com as crianças realizámos jogos, canções com gestos, lanchámos e depois tivemos uma pequena catequese sobre o gosto de fazermos a Vontade do Pai. No fim, as crianças orientaram o terço na Paróquia.
O encontro dos adolescentes consistiu numa espécie de gincana, em que existiam equipas, cada uma das quais tinha e realizar dez tarefas. O tema era “a felicidade”. No fim houve plenário, lanche, e prémio para a equipa vencedora. Achámos curioso que estes quiseram partilhar o seu prémio (uma tablete de chocolate) por todos, pois partilhar é uma forma de sermos felizes!
Com os jovens reflectimos sobre a relação entre fé e vida, com os pais sobre a educação cristã dos filhos, e com os catequistas, sobre a “alegria de ser catequista”.
Se foi uma semana cheia de apostolado, não foi menor a proposta de oração: começávamos sempre o dia com as Laudes, e depois do pequeno-almoço, fazíamos um tempo de lectio divina partilhada. Na sexta-feira, dia 7, na parte da manhã, tivémos um tempo de oração mais prolongada, e à tarde, peregrinámos a Nossa Senhora dos Remédios. O dia 8, sábado, foi dia de passeio com as Irmãs da comunidade de Lamego: visitámos o mosteiro de S. João de Tarouca e o Santuário de Nossa Senhora da Lapa.
As Férias Apostólicas foram encerradas na Eucaristia do dia 9, finda a qual o Padre Inocêncio ofereceu a cada uma de nós uma pequena lembrança da terra.
Damos graças a Deus por esta semana de doação, na certeza que nesta entrega pelo Reino, recebemos sempre cem vezes mais: “Quem dá e se dá por amor, não dá, recebe” (Luiza Andaluz). (Irmã Eugénia Figueiredo)

In Luzes no Caminho

Sem comentários:

Enviar um comentário