sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios

A festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, uma das mais importantes romarias de Portugal, ocorre, anualmente, no dia 8 de Setembro.

Este ano, à semelhança do que é habitual, a festa será preparada por uma novena que terá início no dia 30 de Agosto e decorrerá no Santuário dedicado a Nossa Senhora dos Remédios. A pregação da Novena está a cargo do Sr. Pe. José Fernando Mendes, sacerdote do presbitério da Diocese de Lamego.

O horário da novena preparatória para a festa é o seguinte:

06.15h: Recitação do Ângelus e oração da manhã
06.20h: Exposição do Santíssimo Sacramento
Recitação do Terço
Ladainha de Nossa Senhora
Bênção com o Santíssimo
07.00h : Santa Missa com Pregação

No dia 6 de Setembro, depois da Novena, pelas 08.00h, a imagem de Nossa Senhora dos Remédios será levada, em procissão, do Santuário para a Igreja das Chagas, na Cidade de Lamego.

No dia 08 de Setembro, o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, presidirá à Solene Eucaristia da Festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios no Santuário que lhe está dedicado. A Santa Missa terá início pelas 10.00h.

No mesmo dia, da parte da tarde, pelas 16.00h, realizar-se-á a Majestosa Procissão que, saindo da Igreja das Chagas, levará a imagem de Nossa Senhora dos Remédios da Igreja das Chagas para o Santuário.

A Procissão será subordinada ao tema "Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração" (Jer 3, 15), por estarmos a viver o Ano Sacerdotal. Além do Andor de Nossa Senhora dos Remédios e de Nossa Senhora da Assunção, irão na procissão:
- o Andor de Nossa Senhora, Mãe dos Sacerdotes;
- o andor de Nossa Senhora de África, visto que, este ano, ocorrem os 700 anos do Santuário de Nossa Senhora da Europa, em Gibraltar, ponto de partida dos missionários portugueses que evangelizaram o continente africano e, também, porque no próximo mês de Outubro decorrerá, em Roma, o Sínodo dos Bispos Africanos, convocado por Sua Santidade o Papa Bento XVI;
- o Andor de S. Nuno de Santa Maria, o Santo Condestável, canonizado, em Roma, no passado dia 25 de Abril.

Paralelamente, ocorrerá na Cidade de Lamego um programa de festejos, promovido pela autarquia.

O programa completo das festas pode ser consultado no site da Rádio Douro Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário