sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Cónego Delfim celebrou Bodas de Ouro Sacerdotais

Foi no Mezio, onde nasceu, que o Cónego Delfim de Almeida celebrou as suas Bodas de Ouro Sacerdotais, numa iniciativa da Família e que congregou a sua paróquia natal e duas dezenas de Sacerdotes à volta do altar. Foi no dia 16 do corrente.

Presidiu o nosso Bispo, Senhor D. Jacinto Botelho, alguns dos sacerdotes eram do Opus Dei e, da Diocese, estavam vários do Arciprestado de Lamego, do de Castro Daire, do de Tarouca e um do de Resende, o seu sobrinho P.e Arménio Gaspar de Almeida, Capelão Militar e Pároco de Cárquere e outras (in solidum).

Mons. Bouça Pires fez a admonição de entrada e o Coro era o da Paróquia e ao órgão estava o P.e José Patrício; dois familiares proclamaram as duas primeiras leituras e o Evangelho foi lido pelo P.e Arménio.

Na homilia, o Senhor Bispo deixou logo uma palavra sobre «a mensagem muito clara: eu sou o pão da vida, quem comer deste pão viverá eternamente». Focou a contestação dos judeus, mas a afirmação continuou e continua sempre, que logo associou a Maria no mistério da sua Assunção, celebrada no dia anterior: «Ela foi elevada ao céu, Ele desceu do céu».

Trata-se de «um pão que há-de influenciar a nossa vida de cristãos», disse ainda, num banquete que nos comunica inteligência e a força do Espírito Santo. «Viemos aqui para comungarmos a alegria do desta comunidade na celebração dos cinquenta anos de Sacerdócio do Cónego Delfim» e salientou a sua fidelidade sacerdotal que teve a «base cristã da família».

Traçou, em seguida, o perfil do homenageado, desde o Seminário de Resende, onde foram companheiros e amigos separados por um ano de escolaridade, com trabalhos em conjunto no de Lamego, de onde partiu para ser Pároco em Prova e Aveloso, no concelho da Meda, voltando aos dois Seminários para fazer parte das equipas formadoras, chegando a Reitor do de Lamego. Formado em Teologia Bíblica na Universidade de Navarra, que ensinou em Lamego e Instituto Católico de Viseu, veio a ser nomeado Pároco da Sé – Lamego, membro do Cabido da Catedral, onde é o Deão. «Discreto, mas eficiente, piedoso, de uma grande disponibilidade no Sacramento da Penitência, entrou na intimidade de Maria para a fidelidade que o aproxima da fidelidade de Cristo», sublinhou o Senhor Bispo.

O Cónego Delfim ajudou a distribuir a Comunhão, após o que se cantou o Magnificat e se deu início às palavras do Pároco, P.e Diogo Pereira Filipe, que salientou o apreço e gratidão que tem para com o homenageado pelo que dá à paróquia e à Igreja; depois, foram várias as palavras em nome da

O Apostolado da Oração que lhe entregou um ramalhete pela mão de uma criança; de uma Responsável Diocesana da Acção Católica que salientou a sua missão e testemunho, uma jovem pela ACR paroquial, em nome de quem ofereceu um quadro e em nome da freguesia foi-lhe oferecida uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, trabalhada à mão.
A todos agradeceu o Cónego Delfim, começando elos que influenciaram a sua vida, os pais e irmãos, continuando pelos Párocos, Bispos e Opus Dei e aqueles que tomaram parte na celebração, sem esquecer o organista e o grupo coral.

Uma salva de palmas ecoou pela igreja do Mezio que, depois da bênção dada pelo Senhor Bispo e Cónego Delfim em simultâneo, logo se esvaziou para participar numa merenda oferecida pela Família aos membros do Clero, familiares e amigos, com alguns convidados; a merenda foi servida em casa de familiares e serviu de convívio entre todos.

VOZ DE LAMEGO saúda o Sr. Cónego Delfim e pede ao Senhor que continue a dar-lhes a Sua graça e forças para continuar o seu apostolado.

Mons. Armando Ribeiro, in Voz de Lamego, 2009.08.19

Sem comentários:

Enviar um comentário