sábado, 8 de agosto de 2009

Exéquias solenes da mãe de D. António Francisco, Bispo de Aveiro


A Solene Eucaristia exequial teve lugar na Sé Catedral de Lamego. Nela marcaram presença 11 Bispos, cerca de 200 sacerdotes, duas dezenas de diáconos e um elevado número de membros de congregações religiosas e fiéis leigos.

Ao início da manhã, os restos mortais da Sra. D. Donzelina dos Santos, mãe de D. António Francisco, Bispo de Aveiro, tinham sido trasladados da Casa de S. José, onde esteve em câmara ardente, para a Sé Catedral.

Pelas 11.00h, teve início o cortejo de entrada, onde marcavam presença sacerdotes de várias Dioceses, mas sobretudo de Lamego e de Aveiro, cujos presbitérios quiseram expressar a sua comunhão com D. António Francisco.

A Santa Missa foi presidida pelo Sr. Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho. Estavam ainda presentes o Sr. Arcebispo de Braga e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga, e Bispos de outras Dioceses. Marcou também presença D. Manuel Linda, nomeado Bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, natural da Diocese de Lamego.

Na homilia, o Sr. D. Jacinto destacou os momentos mais marcantes da vida de D. Donzelina e da importância que ela teve na vocação e na vida de D. António Francisco.

No final da Santa Missa, o Sr. D. António Francisco dirigiu umas sentidas palavras de agradecimento a Deus, pela mãe que lhe tinha concedido nesta terra. Teve ainda uma palavra de apreço para com o Sr. Bispo de Lamego, bem como para com a Casa de S. José e para com as pessoas que mais directamente assumiram os cuidados de saúde com a sua mãe. Teve ainda uma palavra de agradecimento para com as autoridades civis presentes e para com os restantes fiéis. Invocou ainda a memória da sua mãe para, mais uma vez, agradecer a Deus o dom que lhe fez de a ter como mãe.

Depois de terminada a Eucaristia, o cortejo fúnebre seguiu para Tendais, no Concelho de Cinfães, onde o Sr. D. Jacinto presidiu à Santa Missa do funeral, seguindo os restos mortais de D. Donzelina dos Santos para o cemitério local.

Sem comentários:

Enviar um comentário