segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Alvarenga viveu a Visita Pastoral de D. Jacinto e Bodas de Ouro Sacerdotais do Pe. Dr. Rui Botelho

Foi em clima de muita alegria, que no passado dia 6 de Setembro, a comunidade paroquial de Alvarenga, viveu e celebrou o dia, destacado pelo Pároco, como o mais rico do ano pastoral que agora findou.

O Sr. Bispo esteve em Visita Pastoral à nossa comunidade. No dia 25 de Agosto, visitou, juntamente com o nosso Pároco, todos os doentes da paróquia. A todos levou uma palavra de conforto, de esperança e de oração. Certamente todos ficaram agradecidos e mais revigorados na fé para suportarem o seu sofrimento. No fim do dia, no salão paroquial, ainda reuniu com os elementos dos Movimentos Paroquiais.
Terminou esta Visita no dia 6 de Setembro com a celebração eucarística, em que celebrávamos também as Bodas de Ouro Sacerdotais do Senhor Padre Dr. Rui Botelho, filho desta terra.

Às 11h, junto ao entroncamento, que dá acesso para a Igreja Paroquial, aguardamos a chegada do Sr. Bispo e do Sr. Dr. Rui, bem como, do andor de Nossa Senhora do Monte que veio também da sua capela para estar no seio desta comunidade.

Assim que chegaram, a forte salva de palmas, era sinal de que a festa iria começar. Começou com a procissão até à Igreja Paroquial, calcorreando o tapete de flores que antecipou a entrada na Igreja, onde foi celebrada a Eucaristia Dominical.

A primeira palavra foi dirigida pelo Pároco ao senhor Bispo, aos sacerdotes presentes, bem como a toda a comunidade. Nesta palavra o Pároco, Pe. José Miguel, realçou a importância da presença do Bispo na comunidade. “A presença do Sr. Bispo é sinal de comunhão, de unidade e de profunda oração. Em pleno ano sacerdotal, ter a graça de receber o Sr. D. Jacinto, nosso Bispo, é um dom dado por Deus a esta Paróquia. Esta Visita Pastoral que o Sr. D. Jacinto realiza na nossa terra, tem para nós um sentido e um valor incomensurável. Não só porque vivemos o Ano Sacerdotal, como já referi, mas porque a presença do Bispo na comunidade é a presença do Pastor que guia, que cura, que incentiva, que abençoa e que oferece os dons de Deus…”.

No momento de acção de graças, a comunidade homenageou o Sr. Dr. Rui, pelo seu aniversário sacerdotal. Um elemento da Paróquia, dirigiu uma palavra de agradecimento: “Muitos ainda aqui, certamente se recordarão do dia da sua Ordenação. Hoje, passados 50 anos, agradecemos ao Senhor da Messe, ao Senhor que chama e convida a segui-Lo, o Alvarenguense, Filho desta terra, o Amigo, o Sábio Mestre da Arte Musical e por excelência o Grande Sacerdote. E é a vida Sacerdotal, a entrega, a vocação e o serviço à Igreja, que hoje queremos agradecer e louvar a Deus.
Quisemos com esta solene Eucaristia e tendo a presença do nosso Amado Pastor Sr. D. Jacinto, exprimir toda a nossa alegria, toda a nossa gratidão e o imenso carinho que nutrimos por si.

Mesmo que tenha já partido há muitos anos da nossa terra, nunca deixou as suas raízes, as suas gentes, as suas festas e a sua cultura. Em todos os momentos de vida em Igreja e de vida em Comunidade, o Sr. Dr. Rui e o Monsenhor Simão, seu irmão, marcaram presença, testemunharam à alegria, viveram e partilharam os mesmos sentimentos. Sr. Dr. Rui, esta pequena homenagem que hoje lhe fazemos, quer exprimir o quão sentida é a gratidão e o orgulho ou brio que esta comunidade tem pelo senhor. Orgulho é a palavra exacta, porque na verdade nem todas as comunidades se podem orgulhar dos seus filhos como a nossa comunidade de Alvarenga…”.

Como recordação deste dia e desta festa, foi entregue ao Dr. Rui, em nome de toda a comunidade, uma imagem de Nossa Senhora do Monte em prata. Também entregamos ao Sr. Bispo e aos sacerdotes presentes, uma lembrança desta festa.

No fim da Eucaristia e depois das palavras de agradecimento do Sr. Dr. Rui, num restaurante da terra, foi servido um almoço para toda a comunidade. Este clima de festa prolongou-se por toda a tarde e era visível a satisfação que todos sentiram por viver este dia repleto de emoções, de alegria e de muita comunhão, com o Sr. Bispo D. Jacinto e com o Sr. Dr. Rui Botelho.

Mons. Armando Ribeiro, in Voz de Lamego, 15.09.2009

Foto gentilmente cedida por Pe. José Miguel Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário