A 11 de Setembro de 1935, na povoação de Prados, freguesia de Vila da Rua, concelho de Moimenta da Beira, nasceu, de uma família profundamente cristã, o Sr. D. Jacinto Tomás de Carvalho Botelho.
O seu padrinho de Baptismo foi o Pároco da freguesia, o Sr. Pe. Jacinto Mota, cujo exemplo acabaria por ser decisivo na vocação sacerdotal do Sr. D. Jacinto.
O seu percurso em direcção ao sacerdócio passou pelos Seminários Diocesanos de Lamego. Depois da ordenação sacerdotal, recebida das mãos de D. João da Silva Campos Neves, a 15 de Agosto de 1958, na Sé Catedral de Lamego, completou a sua formação académica com a licenciatura em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Regressado à Diocese, dedicou-se ao ensino, ao Seminário Maior, aos Cursos de Cristandade, até ser nomeado Vigário Geral da Diocese. Em todas as ocasiões, não poupou esforços por prestar assistência espiritual a todos aqueles que a ele recorriam.
Nomeado Bispo auxiliar de Braga a 31 de Outubro de 1995, foi ordenado na Sé Catedral de Lamego a 20 de Janeiro de 1996. Depois de um intenso trabalho de colaboração no ministério episcopal naquela Arquidiocese, sucedeu a D. Américo Couto de Oliveira, falecido a 02 de Dezembro de 1998, como Bispo titular da Diocese de Lamego.
Ao longo dos 9 anos que leva como Prelado da Diocese, já ordenou 20 novos sacerdotes e prepara-se para ordenar 5 novos diáconos.
No dia em que festeja o seu aniversário, a Igreja de Lamego deseja ao seu Pastor abundantes alegrias e frutos neste Ano Sacerdotal.
Sem comentários:
Enviar um comentário