quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sr. Pe. José Augusto Matias homenageado com Medalha de Ouro de Várzea da Serra

José Augusto Matias Pereira, pároco de Várzea da Serra, Tarouca, recebeu a mais alta distinção, jamais deliberada por aquela freguesia em reconhecimento pelo alto valor de entrega à paróquia de S. Martinho de Várzea da Serra.

Tudo aconteceu, no apogeu das grandes festas da localidade em honra de nossa Senhora da Saúde. Após a deliberação da Junta de Freguesia, aprovada por unanimidade, quando se preparavam para a celebração eucarística festiva. A junta de Freguesia, no enorme palco junto à igreja paroquial, solicitou ao Sr. Padre Matias a permissão de utilizar uns breves momentos. Manuel Ferreira, Presidente da Junta de Várzea da Serra, numa surpresa quase total para todos e para o Padre Matias em particular foi lido o alvará público da atribuição da Medalha de Ouro pelos serviços distintos.

Estiveram presentes o Sr. Presidente do Município, Mário Ferreira, os membros da Junta de Freguesia de Várzea da Serra e ainda o Sr. Agostinho Matias Pereira, irmão do agraciado, bem como uma multidão de pessoas, que nesta altura do ano acorre à sua Várzea.

Não foi parca em aplausos calorosos e sentidos em honra de tão dedicado padre, pois tem dado o melhor da sua vida em defesa das gentes deste lado da serra.

O Presidente da Junta num discurso breve, mas de alto valor moral chamou a si, em representação do seu povo, a gratidão que demonstrou ao Pároco. Disse o Autarca: “As gentes de Várzea jamais esquecerão o Centro de Dia, Lar de Idosos, o restauro da igreja nova e agora o restauro da igreja velha, quase a começar”.

Estas são as mais emblemáticas obras, mas há mais, ele dá voz aos que a não têm. Aliada à solidariedade e dedicação para com as pessoas também as características humanas e cristãs do Sr. Padre Matias merecem ser evidenciadas.

“Bem-haja, Sr. Padre Matias, por ser o comandante religioso desta grande nau que é o povo de Várzea da Serra.” Concluiu Manuel Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia assumindo o reconhecimento da multidão ali presente e mais uma vez manifestada.

De imediato se ouviu uma enorme ovação “muito bem” com uma mistura de palmas bem calorosas. Muito sensibilizado, o Sr. Padre Matias, agradeceu a distinção recebida,
dizendo que o vai ajudar, assim a saúde o permita, a continuar em defesa das gentes da Várzea e dos mais necessitados em geral.

Também o Jornal “Sempre Jovem” mensário da região do vale do Varosa tem no respectivo Sacerdote o seu fundador e seu insigne director. Este jornal, ao longo destes seus vinte e três anos de existência, continua, com dedicação e esforço a informar, com as dificuldades habituais com que a imprensa local se debate.

O senhor Padre Matias merece o reconhecimento público e honra da Diocese de Lamego e do Arciprestado de Tarouca e do Clero em Geral.

Carlos Albuquerque, in Sopé da Montanha, Agosto 2009, Ano XIII, n. 168, p. 5

Sem comentários:

Enviar um comentário